quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Av. Paulista 120 anos

avenida Paulista
Dos casarões dos barões do café aos arranha-céus, das carruagens e bondes puxados por cavalos a modernos carros e ônibus coletivos, em 120 anos, a avenida Paulista já teve várias “caras” e foi palco de muitas histórias. Inaugurada oficialmente em 8 de dezembro de 1891, ela foi a primeira via planejada da maior cidade do país e é considerada, até hoje, o principal cartão postal de São Paulo. 

No século 19, mal era possível imaginar que uma colina que cortava parte de São Paulo viria a se tornar um dos principais centros financeiros da capital paulista, por onde circulam diariamente cerca de 1,5 milhão de pessoas. Para o presidente da associação Paulista Viva, Antônio Francheni, a avenida é a "síntese do desenvolvimento da capital paulistana em todos estes anos". 

- A Paulista já foi rota de passagem indígena, depois foi utilizada como caminho de tropeiros, ou seja, em todos os tempos, ela sempre teve importância. Por isso, quando foi urbanizada, o urbanista Joaquim Eugênio pensou em fazer uma avenida nos padrões internacionais. Com o passar do tempo, ela foi se transformado. Hoje, ela é um dos centros financeiros. Você anda e vê muitas lojas e vitrines, hotéis, hospitais, trabalhadores, universitários, uma diversidade de gente. 

0 comentários:

Postar um comentário